Empresa de segurança faz alerta contra golpes de final de ano na internet

Longas listas de presentes, inúmeros sites de compra, transações bancÁrias e atenção redobrada. Realizar essas tarefas ao mesmo tempo no de final de ano parece impossível e muito estressante. Ainda mais quando o usuÁrio se vê rodeado por diversos spams e ofertas maliciosas. Pessoas ocupadas e distraídas, que fazem compras on-line, podem ser mais suscetíveis a cair nas armadilhas de malwares que tentam roubar informações de cartões de crédito ou senhas de banco. Uma simples distração, um clique no lugar errado e essa dor de cabeça se multiplica instantaneamente.

Esse é o motivo pelo qual a F-Secure considera essa época de compras o momento perfeito para mudar os hÁbitos de navegação na internet com uma dica simples: a "higiene" do navegador, que tem muita utilidade durante o ano todo. Configurar um navegador sem Java e direcionÁ-lo apenas para compras e transações bancÁrias garantirÁ a segurança dos dados do usuÁrio. 

"As pessoas caem em armadilhas on-line quando estão distraídas ou estão diante de uma sobrecarga de informações", afirma Sean Sullivan, consultor de segurança na F-Secure Labs. "HÁ muitas guias abertas, muitas coisas acontecendo – e é quando você estÁ mais propenso a clicar em um link malicioso ou fazer download de algo que não deveria", alerta o executivo.

Muitos estudos mostram que realizar vÁrias tarefas ao mesmo tempo gera resultados insatisfatórios e deixa a pessoa mais propensa a cometer erros. Separar as tarefas e manter o foco em uma coisa por vez ajuda a ter mais concentração. Quando o usuÁrio estiver on-line e atento às questões "financeiras", conseguirÁ detectar melhor as armadilhas maliciosas que tentam afetar suas informações confidenciais.

Devido a todos os problemas de segurança no navegador com o Java, a F-Secure recomenda desabilitÁ-lo totalmente. No entanto, se um determinado site exigir o Java para continuar a operação, a melhor coisa a fazer serÁ habilitÁ-lo somente em um navegador alternativo, usado apenas para acessar esse determinado site.

- Continua após a publicidade -

Que navegador usar para cada finalidade? Na verdade, isso não importa. Basta que o usuÁrio separe suas atividades financeiras para que esteja mais seguro ao realizar as transações. Uma pessoa que tem o Gmail e acessa muito o YouTube talvez prefira usar o Chrome para entretenimento e tarefas casuais e usar outro navegador para fazer compras e transações bancÁrias. 

Usar diferentes navegadores para diferentes tarefas é "apenas um bom hÁbito de higiene com o navegador", explica Sullivan. "Se seus hÁbitos pessoais não forem satisfatórios, você poderÁ ficar doente. Da mesma forma, se você não tiver hÁbitos seguros com o navegador, você poderÁ contrair outro tipo de vírus", complementa. "É sempre muito importante utilizar serviços confiÁveis de empresas de segurança de software, mas também é necessÁrio que o usuÁrio tome medidas preventivas contras ataques de malware durante as compras. Manter o navegador sempre atualizado, além de utilizar produtos de proteção em todo equipamento conectado é o primeiro passo para evitar danos", afirma Leandro Hernandez, Vice-Presidente da F-Secure para América Latina.

Dicas de segurança para o navegador:

- Configure um navegador e o dedique apenas para realizar transações financeiras, como compras e operações bancÁrias;
- Certifique-se de que todos os plug-ins de seu navegador estão atualizados;
- Desabilite o Java – a menos que realmente precise dele em um determinado site. Acesse esse site com um navegador separado, habilitado para o Java;
- Alerte seus familiares para configurar também um navegador separado para compras e transações bancÁrias;
- Utilize um bom software de segurança na internet que ofereça proteção à navegação em sites maliciosos e proteção a transações bancÁrias para manter a segurança das sessões de transações bancÁrias on-line.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.