Google atualiza câmera do Android com suporte ao formato RAW e múltiplas capturas

A Google confirmou que prepara modificações na API do sistema Android, focadas na melhoria da câmera. As principais novidades são o suporte ao formato RAW e o a captura de fotos em modo contínuo, que serão implementadas na camada de abstração do hardware (HAL, Hardware Abstract Layer, em inglês) do sistema e que possibilitaram aos aplicativos do Android explorar estes novos recursos.


O RAW é um formato sem compressão, que armazena os dados capturados pelo sensor de forma mais integral possível. Conhecido também como "negativo digital", este tipo de arquivo de imagem tem como vantagem uma qualidade de imagem superior, mas tem seus efeitos colaterais: é um padrão menos consolidado que o JPEG, e muitas vezes é preciso instalar softwares específicos para visualizÁ-lo e manipulÁ-lo. Outro problema é o tamanho: por não possuir nenhuma compressão, ele ocupa muito mais espaço que os tradicionais .jpg.

O modo contínuo, ou burst mode, irÁ aproveitar melhor a câmera realizando mais do que apenas um "disparo". "O conceito central do novo HAL e futura API esta centrada na fotografia no burst-mode", explica Gina Scigliano, porta-voz do Google. "A ideia bÁsica é, ao invés de capturar apenas uma foto com determinados parâmetros, você tem o poder de bater vÁrias fotos em diferentes parâmetros com diferenças como a exposição usada em cada. O subsistema da câmera captura este conjunto de fotos, e pode posteriormente processar estas vÁrias informações no nível do aplicativo".

A versão 3.0 é a que expandirÁ mais o HAL no sistema Android, trazendo muito controle dos aplicativos sobre os recursos da câmera. Esta abertura tornarÁ mais simples aos programadores desenvolverem apps que melhorem o foco e a exposição, por exemplo".

- Continua após a publicidade -

Em diversos aspectos, estas evoluções remetem ao que a Nokia fez com o Smart Cam, app que captura uma sequência de fotos para edições posteriores. O enfoque, porém, é outro: ao invés de composições diferenciadas, o app Android parece trabalhar com o conceito de múltiplas exposições, garantindo que em algum dos ajustes a foto esteja mais próxima do ideal.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.