Pesquisadores desenvolvem computador que aprende senso comun

Pesquisadores da Universidade de Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh, EUA, desenvolveram um programa chamado "Never Ending Image Learner", ou NEIL. Ele fica rodando 24 horas por dia, tempo que usa para pesquisar e analisar imagens da internet. Com isso, o NEIL vai criando uma base de dados visual, que serve para alcançar o que chamamos de senso comum.

O programa identifica e classifica objetos que ele "enxerga" nas imagens, reconhecendo seus atributos, como as cores, a iluminação e os materiais. Ele também caracteriza as cenas que as imagens representam, e armazena os padrões que encontra em mais de uma imagem no seu banco de dados, para depois resgatar isso para entender as próximas imagens.

Com isso, ele vai adquirindo o que nós humanos chamamos de senso comum. Através da associação entre as imagens analisadas, o NEIL vai começar a entender que carros são encontrados em rodovias, que prédios são verticais, e que as primeiras unidades de novos consoles apresentam defeitos.

NEIL é um supercomputador que roda em 2 clusters de 200 núcleos. Nem todas as associações feitas por ele são corretas, mas pelo menos todas elas são postadas neste site. É possível inclusive contestar se uma associação feita pela NEIL é correta ou não. A lista das últimas associações feitas por ele inclui "carro pode ter uma parte chamada roda", "zebra pode ser encontrada na savana", e "Airbus 330 pode ser um tipo de/parecer com um avião". Via Engadget e Science Dayli.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual a sua marca de headphones/headsets para jogos preferida? - Pesquisa de Periféricos 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.