Intel anuncia "Thunderbolt ready" para implementar conexão Thunderbolt

A Intel anunciou um novo programa para acelerar a implementação da tecnologia Thunderbolt nos computadores atuais. A inciativa chamada "Thunderbolt ready" pretende oferecer a possibilidade de qualquer computador ter a tecnologia Thunderbolt, através de uma placa encaixada direto na placa-mãe. No mês passado, a Intel realizou testes no primeiro sistema com Thundebolt 2 e atingiu 20 Gbps na prova de conexão.

O tipo de conexão Thunderbolt permite a transferência de dados do tipo PCIe e DisplayPort simultaneamente e, agora, computadores que não possuem o suporte precisarão apenas encaixar um placa Thunderbolt em alguma entrada PCIe para dar o upgrade na mÁquina. Com o "Thunderbolt ready" o usuÁrio final terÁ apenas o trabalho de encaixar a placa, conectar o cabo na GPIO header (general purpose/input/output header) e um cabo DisplayPort do processador grÁfico da placa-mãe ou placa grÁfica.

"O programa 'Thunderbolt ready' deixa mais simples identificar qual componentes trabalham juntos para dar um upgrade para seu PC com a capacidade Thunderbolt." disse a Intel em comunicado oficial no seu blog. "Mesmo se o seu sistema não possui Thunderbolt, agora serÁ possível "atualizar" para ele."

A primeira placa certificada pela Intel do "Thunderbolt ready" é da Asus e se chama ThunderboltEX II . "A Asus trabalhou com a Intel para garantir a melhor compatibilidade, qualidade e performance através placas-mãe série 8 da Asus com Thunderbolt 2", disso o vice-presidente corporativo da empresa e Gerente Geral da Asus Motherboard and Desktop System Business Unit. Com esse programa, a Intel incentiva o Thunderbolt a caminhar para um mercado onde não tem quase nenhuma presença (ele é nativo apenas dos sistemas Apple) e não necessariamente dependendo das empresas colocarem ele direto nos seus produtos.

- Continua após a publicidade -

A ThunderboltEX II estarÁ disponível até o fim de 2013, mas a Intel ainda pretende oferecer outras opções de placas com "Thunderbolt ready" no ano que vem. Se você quiser saber mais sobre o que é o padrão Thunderbolt, leia nosso artigo

Via MaximumPC.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Leonardo Lorenzoni

    Leonardo Lorenzoni

    Apaixonado por videogames desde que jogou Yu-Gi-Oh Forbidden Memories no Playstation e StarCraft no PC, sofre por ter nascido tão tarde e perder tanta bagagem cultural. Correndo atrás do prejuízo, divide a vida de estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com os vícios em séries e filmes. Gosta do Batman e não gosta do Superman. Escreve notícias para o Adrenaline e tenta não chegar atrasado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.