Khronos finaliza as especificações do OpenCL 2.0

O grupo Khronos liberou as especificações finais do OpenCL 2.0. A nova API traz uma série de evoluções para o padrão aberto e livre de royalties, que tem como principal foco a programação em múltiplas plataformas e computação paralela.


O novo OpenCL traz melhorias de performance e suporte a um número maior de padrões de programação e algoritmos. A API também irÁ incluir recursos como memória virtual compartilhada, Nested Parallelism, Generic Address Space e suporte a mais padrões de imagens, como o sRGB e o 3D. Também hÁ melhorias nos drivers para Android, que possibilitarão o compartilhamento de objetos no sistema da Google.

- Continua após a publicidade -

O OpenCL é um padrão aberto mantido por um consórcio sem fim lucrativos de empresas, que incluem membros como a Apple, Intel, Qualcomm, Samsung, Nvidia e AMD. O principal enfoque da API é a computação paralela em múltiplas plataformas, combinando o poder de processamento de CPUs e GPUs.

A lista completa de melhorias presentes nesta nova versão podem ser vistas neste link (em inglês).

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.