Índice do Artigo

Notícias

F-Secure descobre mais de 250 novas ameaças para Android

O número de famílias de ameaças e variantes para dispositivos móveis cresceu no terceiro trimestre do ano. Foram encontradas 259 novas famílias, sendo que 252 delas eram para Android, conforme o mais recente Relatório de Ameaças a Dispositivos Móveis da F-Secure. As sete restantes eram direcionadas ao Symbian, sistema operacional da Nokia declarado morto.

Esses números representam um aumento de 205 famílias de ameaças e variantes com relação às descobertas no segundo trimestre deste ano.

O estudo também traz algumas novidades, como a existência de um novo kit de ferramentas para cibercriminosos, o “Androrat APK binder”, que simplifica o processo de inserção de códigos maliciosos em aplicativos legítimos. O relatório também mostra um aumento na complexidade dos malwares para Android, sendo que uma em cada cinco ameaças móveis são bots, uma espécie de aplicativo capaz de se comunicar com os invasores e se propagar pelo sistema. 

“Assim como nós trabalhamos para melhorar nossas plataformas de segurança, os cybercriminosos também desenvolvem e aperfeiçoam seus sistemas de ataque e nem sempre os usuÁrios se dão conta disso”, afirma Leandro Hernandez, vice-presidente da F-Secure para a América Latina. “É muito importante que os usuÁrios de dispositivos móveis utilizem um antivírus de confiança e mantenham todos os softwares atualizados. Além disso, nós da F-Secure trabalhamos dia e noite para combater novas ameaças e desenvolver sistemas de proteção cada vez mais completos para atender a demanda”, completa.
Conforme a empresa, medidas de segurança colocadas em prÁtica pelo Google Play fizeram com que menos ameaças de malware apareçam na loja online. Porém, ainda existe uma outra preocupação: apps que infringem a privacidade coletando dados de forma excessiva.  
“As pessoas entendem que existe algo de questionÁvel em dar suas informações pessoais para lojas que utilizam o sistema de big data, mas ainda assim elas fornecem muitas informações para aplicativos duvidosos o tempo todo”, ressalta Sean Sullivan, assessor de segurança na F-Secure Labs. “Pelo menos em empresas como Google, existe alguma responsabilidade e prÁticas de privacidade estabelecidas. Por exemplo, se você deletar sua conta no Gmail, eles apagarão todos os seus dados. Mas com estes pequenos aplicativos, não se tem ideia do que eles estão fazendo com os seus dados.” 
Companhias de segurança e experts no assunto, no entanto, sabem muito bem o que esses apps fazem. Sullivan é enfÁtico: “Você sabe o quê eles fazem? Eles revendem os dados dos usuÁrios para redes de marketing”, afirma.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções