Blizzard não irá adicionar suporte a controles no PC em Diablo III

Quem teve a oportunidade de jogar Diablo III tanto para PCs quanto para consoles notou que o jogo tem uma série de diferenças entre as plataformas, adaptando a jogabilidade do game aos controles. Porém, se alguém esperava que as mudanças chegassem aos computadores, e que iria ser possível usar o gamepad também, é melhor esquecer.

Em entrevista para a EuroGamer, Matthew Berger, desenvolvedor sênior de níveis para a versão de console, explicou que as diferenças entre o estilo de jogo nas duas plataformas impede de trazer os controles para o PC. "O ritmo no PC é tac tac tac tac tac - o clique do mouse. Você estÁ dizendo onde o personagem deve ir", explica Berber. "Com o videogame o jogador move de forma mais constante e fluída, porque você fica constantemente mudando sua posição com os analógicos. No PC você não olha muito para seu personagem, você visualiza o cursor".

"Adicionamos a evasão... isto significa que você estÁ se reposicionando. Adicionamos uma nova dimensão ao jogo, mais dinâmica. Você sente que estÁ mais rÁpido, e parte disto é porque a câmera é mais próxima. [...] Esta evasão é o tipo de diferença que existe quando você estÁ no PC. Você simplesmente clica em um ponto distante para fugir dos monstros, enquanto no videogame é preciso traçar todo o caminho com os analógicos. Também diminuímos um pouco o número de monstros que te atacam ao mesmo tempo, para que você não seja 'dominado completamente' [nos videogames]".

Com estas diferenças, trazer o controle para os computadores causaria um impacto muito grande na estrutura do game, que teria que ser "dividido em dois" no computador, sendo que uma parte teria a jogabilidade mais estÁtica do PC e outra seria mais dinâmica como a do videogame. "Os jogos são estruturados para explorar o melhor de cada plataforma, com as vantagens de cada ecossistema. Da mesma forma, não ficaria bom usar um mouse e teclado no console", completa Berger.

- Continua após a publicidade -

Resumindo: mesmo que você tenha um conjunto de controles em seu PC, Diablo III vai ser na base do "click click click click click". E melhor esquecer o co-op local. É uma pena, pois jÁ estava de olho em um game para substituir o Magicka, nas jogatinas com os amigos.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.