Teste feito em São Paulo mostra que a rede 4G ainda é instável

A Folha de S.Paulo testou a conexão 4G em 21 bairros da capital paulista e classificou a rede como frustrante graças à oscilação de velocidade e falhas na cobertura. As taxas de upload e download, em alguns locais da cidade, foram quase iguais as do 3G. Porém, quando o sinal funcionou corretamente, a conexão se mostrou muito rÁpida.

De acordo com a publicação, o consultor de telecomunicações da empresa de pesquisas IDC, Samuel Rodrigues, disse que "a tendência é que o 4G melhore por conta do investimento em infraestrutura pelas operadoras." As primeiras cidades que estão recebendo o sinal são as que vão sediar a Copa do Mundo em 2014. Até o final do ano as operadoras devem cobrir pelo menos 50% da Área de cada uma dessas cidades, conforme o edital do leilão para uso da rede 4G.

Ao serem informadas dos resultados obtidos no teste, todas as operadoras admitiram que hÁ o que melhorar na cobertura. A Vivo culpa as legislações restritivas do município e diz que elas atrapalham a instalação de novas antenas. A Tim disse que oferece soluções complementares, como 3G e Wi-Fi, e a Claro afirmou que cobre 80% de São Paulo, mas que ainda hÁ espaços a serem preenchidos. A Oi ainda não disponibiliza o sinal na cidade.

Entre as futuras e esperadas melhorias do sinal no Brasil estÁ a utilização da faixa de 700MHz, que é a mais usada mundialmente mas aqui no país é ocupada por emissoras de TV aberta analógica. O leilão da frequência vai acontecer entre abril e maio do ano que vem. A medida é necessÁria, jÁ que o número de modelos de smartphones compatíveis com a rede 4G vem aumentando. Segundo a Anatel, esse número saltou de 11 para 31 de abril até setembro deste ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.