Intel revela o Education Tablet com sensores plugáveis e caneta capacitiva

A Intel preparou uma verdadeira sala de aula no Intel Press Summit 2013 para apresentar suas soluções desenvolvidas para melhorar a educação. Uma delas é o Education Tablet, baseado em Android 4.0. Ele tem uma tela capacitiva de 10 polegadas e é equipado com um processador Atom Z2420.

Como todos os produtos educacionais da Intel, o portÁtil é fabricado em um formato apropriado para uso em educação, inclusive com medidas de proteção, como um corpo robusto com para-choques de borracha para proteger o LCD em caso de queda e uma cobertura à prova d'Água para os conectores.

O tablet ainda permite encaixar uma lupa e um sensor de temperatura. Para experimentar algumas das funcionalidades educacionais do produto, a professora Michele Bettine, do Instituto Crescer, fez uma atividade com os jornalistas presentes no Intel Press Summit 2013. O sensor de temperatura foi encaixado na saída de Áudio do Education Tablet e a outra ponta foi colocada dentro de uma bexiga cheia. No momento em que o balão foi furado, o software do tablet registrou em um grÁfico a variação da temperatura.

- Continua após a publicidade -

A ideia da Intel é a de realizar uma transição no modelo educacional, antes totalmente centrado no professor como o único emissor da informação. Com o uso da tecnologia, os alunos participam mais ativamente e precisam colaborar entre si.

O gerente de desenvolvimento de negócios de educação da Intel Brasil, Edmilson Pauletti, ressaltou que a Intel trabalha hÁ 20 anos com organizações que lidam com a educação "buscando metodologias e formas para o avanço da educação e para que a tecnologia seja um instrumento desse avanço." A empresa também atua na capacitação dos professores, promovendo não apenas uma educação continuada como ajudando os profissionais a trazerem a tecnologia de forma envolvente e diferenciada para um bom aproveitamento dos alunos.

O Education Tablet ainda tem duas câmeras, uma frontal e uma traseira, que permitem fazer vÁrios tipos de filmagem, inclusive o modo "lapso de tempo", que acelera uma gravação feita durante um longo tempo para mostrar de forma rÁpida, por exemplo, o crescimento de uma planta. Ele acompanha uma caneta capacitiva presa por um fio, que interage com softwares de escrita e desenho, e tem conexões USB e HDMI.



Para garantir a segurança, além de um antivírus, o produto tem tecnologia de hardware antifurto TPM (Trusted Platform Module), presente também em outros produtos da linha. Com armazenamento interno de 16GB, o produto promete uma autonomia de seis horas e meia.

Diversos fabricantes de equipamentos no Brasil, parceiras da Intel para a fabricação de soluções de educação, jÁ estão habilitados para criar soluções baseadas no design de referência do tablet educacional na Intel para atender as demandas de escolas públicas e privadas. Entre as empresas jÁ habilitadas para proverem o tablet educacional, estão CCE, MGB, Philco, Positivo e SpaceBR.

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.