Usuários do Windows XP ficarão sem atualização de antivírus

A Microsoft tem feito de tudo para que as pessoas migrem do Windows XP para versões mais recentes do sistema. O suporte à plataforma serÁ encerrado em abril, quando os seus usuÁrios deixarão de receber atualizações de segurança. Mas a companhia também pretende cortar as novas definições de vírus para o Microsoft Security Essentials, o antimalware gratuito da empresa.

"A Microsoft não vai garantir atualizações de nossa engine e de nossas assinaturas antimalware após o encerramento do suporte ao XP em 8 de abril de 2014", afirma um porta-voz da empresa em comunicado oficial reproduzido pelo ZDNet.


A decisão da Microsoft faz sentido, jÁ que o sistema como um todo ficarÁ sem novas atualizações de segurança, o que provavelmente deixarÁ algumas brechas em aberto. "Rodar antivírus em sistemas operacionais sem suporte não é uma solução adequada para ajudar a proteger contra ameaças", admite a Microsoft. "Rodar uma solução bem protegida começa com o uso de softwares e hardwares modernos desenvolvidos para ajudar na defesa no cenÁrio atual de ameaças."

O Windows XP jÁ deixou de ser o sistema mais usado hÁ algum tempo, mas ainda concentra uma grande parcela de usuÁrios, embora venha caindo ao longo dos meses. Atualmente, segundo dados da Netmarketshare, a plataforma tem 31,24% do mercado, atrÁs apenas do Windows 7, com 46,42%.

Quem continuar utilizando o sistema poderÁ, no entanto, utilizar outras ferramentas gratuitas fornecidas por empresas como Panda, AVG e Avira.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.