Com projeto de impressora 3D de comida, brasileira ganha prêmio de R$9 mil

A brasileira Luiza Silva criou uma impressora 3D para que crianças consigam produzir a sua própria comida. O projeto, intitulado Atomium, rendeu a ela, que é estudante de design industrial, um prêmio de 3 mil euros, o equivalente a cerca de R$9 mil, graças à sua segunda colocação no Design Lab 2013 da Electrolux. O primeiro lugar ficou com um sistema robotizado para limpeza da casa.

"A impressora 3D seria um modo seguro e divertido de a criança participar do processo de produção e se alimentar", resume Luiza. "Imagine desmaterializar a comida em sua base, que são as moléculas, e reestruturÁ-las de maneiras diferentes. Seria possível criar uma gama muito grande de alimentos diferentes", explicou a estudante ao UOL Tecnologia.

 

Para o projeto, Luiza usou pesquisas de campo e estudos jÁ divulgados. A partir daí, ela criou um sistema baseado em 20 moléculas extraídas de alimentos convencionais. Coisas como proteína, ferro, carboidrato e sódio funcionam como a matéria-prima do equipamento, obtida através de alimentos desmaterializados. 

As moléculas resultantes desse processo seriam novamente misturadas com base nos dados médicos de cada usuÁrio para oferecer um alimento final com uma quantidade personalizada de nutrientes. A criança pode inserir os comandos diretamente na impressora, de forma simples. E a personalização não para por aí. Ainda é possível escolher o formato da comida, como um bife em formato de carrinho..

A estudante acredita ser uma questão de tempo até que as impressoras 3D de comida sejam comercializadas. O projeto Atomium, porém, não tem data prevista de lançamento.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.