Intel publica drivers opensource da GPU Broadwell, possível novo salto em performance a caminho

Se por um lado algumas empresas dão trabalho para a comunidade Linux, por outro, hÁ casos em que drivers opensource não são problema. Este é o caso da Intel, que jÁ estÁ liberando drivers de código aberto para sua próxima geração de processadores, codinome Broadwell.

Os processadores, que só chegam ao mercado em 2014, jÁ tem parte de seus drivers para o chip grÁfico publicados, voltados a versão 3.13 do Linux e com possíveis melhorias para versão 3.14. Assim, sistemas como o Fedora 21 e o Ubuntu 14.04 jÁ estr]ao aptos a funcionar corretamente com esta nova geração de CPUs. No total, são 62 patches para o Kernel que acionam recursos como o Intel Direct Rendering Manager, capaz de utilizar tecnologias 3D e também resolução 4K.

Até o momento, a Intel não tem sido muito descritiva sobre suas futuras CPUs, se limitando a afirmar que virão na litografia de 14 nanômetros e que trarão um novo conjunto de instruções, a AVX3. Nos códigos do novo drive, porém, hÁ indícios de amplas melhorias na parte da GPU, principalmente relacionado a administração da memória e reorganização de recursos, o que deve trazer um novo salto em performance, como jÁ vem acontecendo nas gerações passadas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.