Banda larga terá que oferecer ao menos 30% da velocidade contratada a partir de agora

A partir de agora, aumentam as metas de velocidade entregues pelos provedores de banda larga fixa e móvel. De acordo com às resoluções 574/2011 e 575/2011 da Anatel, a velocidade mínima deve ser de 30% da contratada, enquanto a média em cada mês deve alcançar 70%.

Até então, o mínimo exigido era de 20% e 60% para a velocidade mínima e a média, respectivamente. Dentro de um ano, a meta da velocidade mínima subirÁ para 40% da contratada.



A Anatel também começa hoje a medir a qualidade do serviço móvel, começando pelo Rio de Janeiro. Para tanto, a agência irÁ instalar 137 medidores para verificar se as operadoras Vivo, Oi, Claro, Tim, Algar (CTBC) e Sercomtel estão cumprindo as metas. 

Posteriormente, outros medidores serão instalados. A Anatel pretende espalhar 3,8 mil equipamentos em todo o país.

As medições da qualidade da banda larga fixa também começam hoje, mas com outro método: um equipamento batizado de whitebox instalado em locais de consumidores voluntÁrios. Quem quiser participar pode se inscrever no site www.brasilbandalarga.com.br.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.