Anatel aprova uso da frequência de 700MHz para o sinal 4G

A Agência Nacional de Telecomunicações, Anatel, aprovou nesta quinta-feira o uso da faixa de 700MHz para transmissão do sinal de internet móvel 4G, a mesma utilizada em outros países. A decisão permite que a agência possa fazer o leilão da freqüência, que estÁ previsto para acontecer no primeiro semestre do ano que vem.

O governo pretende, com a mudança, ampliar a oferta do sinal móvel de quarta geração no país. Outra vantagem, de acordo com o relator do processo na Anatel, Rodrigo Zerbone, é que a freqüência de 700MHz permite que o sinal tenha um alcance maior e melhor propagação do que a de 2,5GHz, utilizada atualmente.

No leilão serão oferecidos até quatro lotes nacionais na nova faixa, o que significa que até quatro empresas vão poder oferecer o sinal 4G. A freqüência de 700MHz é ocupada hoje por canais de TV em UHF, que serão realocados. As informações são do G1.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.