Android 4.4 KitKat funcionará em aparelhos com 512MB de RAM

O Google lançou hoje, em conjunto com o smartphone Nexus 5, a mais nova versão do Android, a 4.4, com codinome KitKat. Como jÁ era esperado, o software promete democratizar ainda mais a plataforma, sendo compatível até mesmo com dispositivos com hardware menos potente, com apenas 512MB de memória RAM.

Segundo o vice-presidente sênior da divisão Android, Sundar Pichai, o KitKat levarÁ os smartphones "ao próximo bilhão de pessoas". Entre as medidas para tornar isso possível, estão os apps do próprio Google, que passarão a consumir menos memória e terão sua interface automaticamente adaptada para funcionar em aparelhos mais modestos.

O Google realizou algumas mudanças na interface do sistema, que agora inclui, por padrão, um atalho para a câmera na tela de bloqueio.  O aplicativo de discagem também ganhou aprimoramentos e agora conta com um sistema de busca por contatos mais refinado, incluindo a procura por locais próximos ou por contas do Google. Além disso, com a nova versão do Hangouts, todas as SMS e MMS ficarão juntas em um mesmo local em conjunto com outras conversas e bate-papo em vídeo.

O KitKat também suporta o uso do Google Now com comandos de voz, assim como no Moto X. O sistema, inclusive, permite "diÁlogos" entre o usuÁrio e o smartphone para refinar resultados de busca. A funcionalidade, é claro, jÁ vem embarcada no mais novo smartphone da companhia, o Nexus 5.

Agora, falta saber o mais importante: quando os outros smartphones serão atualizados? Com uma compatibilidade estendida até para modelos menos potentes, resta às fabricantes determinarem se vão liberar o software para aparelhos mais antigos. Conforme o Google, upgrades para os smartphones de outras marcas começarão a surgir dentro das próximas semanas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de outubro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.