Hands-on: DriveClub (PS4) surpreende com funções sociais inovadoras

"Driveclub" é um jogo de corrida com uma proposta diferente da oferecida pelas séries "Forza" e"Gran Turismo", que buscam ser simuladores. Nós testamos o game durante a Brasil Game Show 2013. Foram 2 corridas de 3 voltas. Na primeira, usamos o Aston Martin Vanquish, enquanto na segunda foi usado o Ruf Rt 12 R.

Driveclub puxa mais para o lado arcade, mas não chega ao nível de "Burnout", por exemplo, onde deve-se jogar os adversÁrios para fora da pista. O jogo estÁ entre "Grid" e "Need For Speed". Ou seja: você precisa frear, mas não perderÁ muita velocidade se fizer "drift" pelas curvas. Existe a diferenciação entre um veículo e outro, mas, até pelo estilo do game, ela não é tão perceptível quanto em outros títulos.

Mas não dÁ para dizer que a jogabilidade do game é inovadora. O que surpreende aqui são as funções sociais, o que deve se tornar uma coisa normal na próxima geração. No modo de jogo que estava disponível, cada setor da pista tinha um desafio diferente. No primeiro, era alcançar a maior velocidade média. Depois, era seguir o trajeto correto da curva, enquanto no último setor o desafio era fazer "drift" por mais tempo.

A parte mais interessante disso tudo é que, enquanto se corria por determinado setor, a foto da pessoa que detinha o recorde daquele desafio específico aparecia, junto de seu placar. Ao lado, fica a foto de quem estÁ correndo no momento, junto de sua pontuação, atualizada em tempo real. Essas fotos eram tiradas antes da corrida. Aparecia na tela a mensagem: "sorria para a câmera, para identificÁ-lo nas leaderboards".


- Continua após a publicidade -

Os grÁficos de "DriveClub" ficam aquém do que vimos, por exemplo, em "Forza Motorsport 5", para Xbox One. O único grande destaque fica para a câmera interna dos carros, que um interior cheio de detalhes. Apesar das texturas terem uma boa qualidade, a iluminação deixa um pouco a desejar, e hÁ um excesso de serrilhados na tela. A modelagem dos elementos que ficam na lateral da pista também poderia melhorar.

Dito isso, vale lembrar que o game ainda estÁ em fase "alpha", e que seu lançamento foi adiado para 2014 exatamente com o intuito de melhorar os grÁficos. Por isso, é possível que se chegue a um nível mais próximo do que se viu nos vídeos e imagens de divulgação, bem mais detalhados que a demonstração que jogamos.


Driveclub não empolga pela jogabilidade e, pelo menos por enquanto, pelos grÁficos. O diferencial do jogo são as funções sociais inovadoras, que devem estar cada vez mais presentes nos jogos desta geração. O game deverÁ chegar ao PlayStation 4 no começo de 2014. UsuÁrios da PS Plus poderão baixar gratuitamente uma versão do jogo com menos carros e pistas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.