Brasil teve 117,8 milhões de acessos banda larga em setembro

O número de acessos à internet através de conexão banda larga chegou a 117,8 milhões em setembro deste ano, de acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil). Dos 117,8 milhões, 96,3 milhões de acessos foram feitos através de banda larga móvel, que inclui as redes 3G e 4G. O restante, (21,5 milhões) foram feitos através de conexões fixas. O crescimento foi de 42% em relação ao mesmo período do ano passado com 34,8 milhões novas conexões.

 

A Telebrasil informou também que a infraestrutura de banda larga fixa estÁ presente em todos os municípios brasileiros. JÁ a cobertura de sinal móvel 3G cresceu 13% nos últimos 12 meses e, segundo a associação, estÁ instalada em 3.463 municípios, onde moram 90% dos brasileiros. O sinal 4G, por sua vez, possui 553 mil acessos e chega a 66 cidades.

A rede estÁ presente, mas sinal de banda larga móvel no Brasil nunca foi sinônimo de excelência. Em julho, a associação de consumidores Proteste viajou cinco mil quilômetros de estradas em 12 estados e mostrou que nenhuma das quatro grandes operadoras de celular cobre mais de 51% da região percorrida com o sinal 3G. A região Sul teve a pior cobertura nos testes e a Claro foi a pior operadora, deixando de cobrir 57% dos trechos.

"No pior cenÁrio, no Sul, o cliente TIM não se conectou à rede em 80% das vezes. No melhor, no Nordeste, com a Vivo, a internet móvel funcionou em 68% dos casos", diz a Proteste. "No geral, o resultado é muito ruim para todas as operadoras. HÁ muitas regiões sem cobertura nenhuma e mais ainda com cobertura de baixa qualidade."

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.