Chip octa-core MediaTek MT6592 tem especificações reveladas

No início da semana passada, a chinesa UMI anunciou o X2S, o primeiro smartphone do mundo equipado com um processador octa-core real. A grande "estrela" dentro do aparelho é o chip MediaTek MT6592 com núcleos de processamento Cortex-A7 trabalhando entre 1.7-2.0GHz.

Anunciado em julho, o MT6592 é pioneiro do mercado na capacidade de ativar todos os oito núcleos simultaneamente, diferente do Exynos da Samsung, que utiliza apenas quatro ao mesmo tempo.

O MT6592 é construído sob o processo de fabricação 28nm HPM, suportando memória RAM LPDDR2 @ 533MHz ou LPDDR3 @ 666MHz, com 64KB de cache L1 e 1MB de L2, e uma versão mais robusta da GPU quad-core Mali450-MP4, trabalhando em 700MHz. Além disso, o chip conta com sensor de imagem de 13Mpixels ISP, capacidade de gravar vídeos em FullHD @ 30 FPS e suporte para telas com resolução de 1920x1080 pixels.

De acordo com testes que saíram na web recentemente, o chip tem um desempenho respeitÁvel, ao cravar cerca de 28 mil pontos no AnTuTu, situando-se, portanto, entre a dupla da Qualcomm  Snapdragon 600 e Snapdragon 800.

Na verdade, a  "fama" da MediaTek por produzir chips baratos de baixa performance começou a mudar com o MT6589T (quad core de 1.5GHz), capaz de lidar com o processamento de games mais sofisticados. Pelo visto, a companhia parece ter entrado em uma nova "era", ao passar a fabricar chips que aliam uma excelente relação de custo x benefício.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.