Anatel aprova antenas menores para distribuição do sinal móvel de internet e telefonia

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje um regulamento que permite a utilização de antenas de menores dimensão como acessório às redes das operadoras de telefonia e internet móvel. As chamadas "femtocélulas" poderão ser usadas para desafogar antenas em regiões com grande trÁfego de dados e pretendem facilitar a comunicação em ambientes fechados.

De acordo com a Info, as antenas terão cobertura de 1 watt e alcance de 100 metros. Elas poderão ser utilizadas em modo aberto para todos os usuÁrios da operadora ou fechado, para usuÁrios específicos. O processo de instalação, gerenciamento e manutenção das antenas é de responsabilidade das operadoras. O conselheiro substituto da Anatel e relator do regulamento, Marconi Maya, espera que as femtocélulas melhorem a cobertura e a qualidade dos serviços de telefonia e internet no Brasil.

A Anatel não divulgou quando as antenas vão começar a ser instaladas. Os locais serão definidos pelas próprias operadoras.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.