Xbox One não vai ter suporte à Mantle, nova API da AMD (PS4 provavelmente também não)

A Microsoft acaba de declarar que seu console de nova geração, o Xbox One, não vai ter suporte à ambiciosa nova API da AMD, a Mantle. A afirmação pode parecer uma surpresa, jÁ que a GPU rodando o vídeo game foi fabricada pela empresa e usa a micro-arquitetura GCN (Graphic Core Next), na qual se baseia a Mantle. Mas é importante lembrar que a Microsoft é dona do nada ignorÁvel DirectX.

É até por isso que o Xbox One vai suportar o DirectX 11, obviamente. E também um jÁ previsto DirectX 11.2. Mas a Microsoft aproveitou a mesma declaração para dizer ainda que OpenGL também não serÁ suportado. 

A AMD, sem demora, deu seu parecer sobre o pronunciamento da Microsoft explicando que isso é normal, uma vez que a Mantle não foi pensada para os consoles, mas sim, para os PCs. Apesar de aproximar o ambiente de programação do PC ao do console, é para o computador que ela foi desenvolvida. Outra questão interessante levantada é que, para facilitar a realização de ports, a API é compatível com o DirectX HLSL (higher level shading language).

Em relação ao PS4, não hÁ nenhuma informação oficial da Sony, mas o tweet abaixo feito pela AMD dÁ a entender que ele também estÁ de fora da Mantle.

- Continua após a publicidade -


"Mantle NÃO estÁ nos consoles.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.