Número de modelos de smartphones compatíveis com 4G brasileiro sobe de 11 para 31

Em abril, eram 11 o número de modelos compatíveis com a rede 4G brasileira homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações. No início de outubro esse número subiu para 31, de acordo com informações divulgadas pela própria Anatel. Do total, oito são da Samsung, seis da LG, cinco da Nokia, quatro da Sony e quatro da BlackBerry. Na lista estão inclusos também os iPhones 5C e 5S, que ainda não estão no mercado mas jÁ foram homologados.

Embora o número de smartphones compatíveis tenha aumentado, o país tem problemas na cobertura e infraestrutura da rede. Apenas 57 cidades possuem o sinal 4G e dos 85 milhões de acesso em agosto, apenas 286 mil eram de terminais 4G. Até hoje, algumas cidades brasileiras não têm nem a 3G ainda. A empresa de pesquisa IDC espera que com a Copa do Mundo esses problemas sejam amenizados. Até o final do ano a Anatel acredita que 4 milhões de pessoas estarão usando o sinal. As operadoras não acreditam.

Outro fator que impede a adoção dos aparelhos é o preço. Salvo algumas exceções, como o Lumia 625 que analisamos na semana passada, são os smartphones topo de linha que possuem a tecnologia e o valor é próximo ou superior a R$2.000,00. Com o aumento na oferta dos aparelhos, estima-se que os preços diminuam.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.