Impressora 3D da Stratasys produz objetos com 120 materiais e texturas diferentes

A Stratasys, empresa de fabricação de impressoras 3D e sistemas de produção para prototipagem e manufatura, exibe durante o Autodesk University Brasil 2013 a tecnologia da impressora 3D multimaterial Connex Objet260, capaz de imprimir objetos com a utilização de mais de 120 materiais diferentes.

Ao contrÁrio dos equipamentos com tecnologia mais simples, que produzem objetos apenas com uma única matéria prima – normalmente plÁstico ABS – a mÁquina combina materiais distintos e imprime produtos com vÁrias cores e texturas.

Connex Objet260


"Os materiais possuem diferentes texturas – indo de substâncias rígidas até as similares à borracha – diferentes durezas – variando do plÁstico padrão até variantes do plÁstico de engenharia ABS – e, finalmente, diferentes níveis de transparência e tonalidade, contando com insumos que vão de transparentes a opacos", detalha Renata Sollero, gerente de território da Stratasys para o Brasil.

- Continua após a publicidade -

Figuras articuladas e objetos curvos com textura e alto relevo são algumas possibiidades

Com essa variedade de materiais, a Connex Objet260 permite simular a aparência, a sensação e o funcionamento precisos de produtos finalizados e sofisticados. Para tanto, é preciso desenhar um modelo 3D e, no software da impressora, definir qual material serÁ usado em cada parte do modelo. Aí, é só mandar imprimir. "Nosso objetivo é permitir que a empresa usuÁria de tecnologia Autodesk e Stratasys consiga gerar um protótipo com o maior nível de realismo possível". 


Esse modelo de impressora, no entanto, não é para consumidores finais. Sem contar impostos, os modelos dessa linha não saem por menos de US$200 mil, ou cerca de R$440 mil.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.