Conheça a mulher por trás da voz do Siri dos iPhones

Hoje é aniversÁrio de dois anos do Siri, o assistente pessoal com reconhecimento de voz que a Apple introduziu no iPhone 4S. E você jÁ se perguntou de quem é a voz por trÁs dele?

Sarah Bennett declarou à CNN que ela é a dona da voz. E, além disso, fez uma série de revelações, entre elas, a de que as frases do Siri foram gravadas em 2005, seis anos antes do lançamento do primeiro iPhone com o recurso.

Bennett passou quatro horas por dia, durante todos os dias do mês de julho daquele ano, gravando para a ScanSoft, uma empresa de software que estava trabalhando em um projeto ainda secreto. Ela recebia por hora trabalhada e não sabia exatamente no que sua voz seria utilizada, até que veio a surpresa, com o lançamento do iPhone 4S.


"Um colega me mandou um e-mail e disse ‘eu, estava brincando com esse novo telefone da Apple. Não é você?'", contou Bennett. Ela então ligou seu computador, entrou no site da companhia e viu os vídeos que mostravam o Siri. Imediatamente, reconheceu sua voz. "Era obviamente eu", afirmou.



- Continua após a publicidade -
A Apple não confirma as informações. Pelo visto, a companhia vai manter o mistério sobre a origem da voz. Mas um especialista forense em Áudio com 30 anos de experiência ouvido pela CNN diz que estÁ "100% certo" de que Bennett é a dona da voz.

Discreta, ela não revela muitos detalhes sobre sua vida pessoal, como sua idade por exemplo. Sabe-se só que mora no subúrbio de Atlanta e que começou a trabalhar com a voz nos anos 70 "por acidente". Hoje, ela pode ser ouvida não apenas no Siri como também em comerciais e dispositivos GPS.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha sua arma:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.