A Black Friday é só no final de novembro, mas algumas lojas brasileiras prepararam uma “prévia” na noite desta terça-feira (01/10). A chamada Black Night prometeu descontos de até 80%, mas, pelo visto, as coisas não saíram bem como o desejado pelos consumidores – o que não é uma novidade nesse tipo de ação.
O Procon-SP notificou nesta quarta-feira (02/10) o grupo B2W, responsÁvel pelas lojas Submarino, Americanas e Shoptime. A companhia precisarÁ prestar esclarecimentos sobre problemas ocorridos durante a promoção, que foi alvo de reclamação dos consumidores.
O grupo ainda terÁ que informar à fundação quais foram os motivos técnicos da instabilidade do sistema, o que impediu que clientes adquirissem produtos. Também serÁ preciso esclarecer qual foi a duração da instabilidade, a quantidade de consumidores afetados e o número de reclamações recebidas no SAC em razão da ocorrência.
O Procon também solicitou informações sobre as providências que foram adotadas para sanar o problema e as que ainda serão adotadas para a compensação dos consumidores que foram lesados no período.
Para o diretor executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes, “mais uma vez fica evidente o despreparo para atender o volume de consumidores que só aumenta em ações como esta, o qual só existe em razão da expectativa gerada pelo próprio fornecedor, denotando planejamento inadequado”.
Se ficarem comprovadas irregularidades, a B2W poderÁ ser penalizada nos termos do Código de Proteção e Defesa do Consumidor.