Intel apresenta o Galileo, um Arduíno com o novo chip Quark

A Intel recentemente anunciou o chip Quark, um SoC de baixíssimo consumo voltado a computadores embarcados e dispositivos para a era da "internet das coisas". Agora, o processador acaba de ganhar uma placa Arduíno compatível: a Galileo.

 Como acontece com muitas das placas Arduíno, o hardware serÁ utilizado em aplicações educacionais, sendo que segundo o CEO da empresa, Brian Krzanich, 50 mil placas Galileo serão distribuídas gratuitamente em 1.000 universidades, nos próximos 18 meses.

A Intel Galileo utiliza a tecnologia e arquitetura da empresa em chips combinada com o ambiente de desenvolvimento opensource do Arduíno, rodando sistemas abertos como o Linux e uma biblioteca de softwares livres. A placa também serÁ compatível com desenvolvimento através de Windows e Mac OS X, e trarÁ suporte a diversas tecnologias, como ACPI, PCI Ecpress, Ethernet 10/100Mb, SD e USB 2.0.

A CPU de Galileo é a Quark SoC X1000, o primeiro chip da família Quark. Baseado em 32bits, o processador possui um núcleo, é baseado na tecnologia Pentium e opera em 400MHz.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.