Clássico da ficção científica, "2001: uma Odisseia no Espaço" retorna às livrarias

HÁ 45 anos, chegava aos cinemas um épico espacial que se tornaria um marco cinematogrÁfico, considerado um dos mais importantes e influentes filmes da história. "2001: uma Odisseia no Espaço" teve seu roteiro escrito a quatro mãos, pelo escritor de ficção científica Arthur C. Clarke e pelo cineasta Stanley Kubrick. O filme revolucionou a indústria do cinema com suas cenas inesquecíveis e efeitos visuais pioneiros para a época, sendo fonte de inspiração para muitos segmentos, como os dos jogos eletrônicos.

Depois de mais de uma década fora das prateleiras, a Editora Aleph estÁ lançando uma edição muito especial da obra, inédita no mundo. Além de uma nova tradução minuciosa de FÁbio Fernandes (Neuromancer, Laranja Mecânica), o livro estÁ recheado de extras: uma nota de Clarke na ocasião do falecimento do Stanley Kubrick (às vésperas da chegada do tão esperado ano de 2001); as traduções dos contos "A Sentinela e Encontro no Alvorecer", fundamentais na composição deste clÁssico (informação confirmada pelo próprio autor em sua Nota à Edição Comemorativa do Milênio, também contida nesta edição).

Além disso, a Aleph preparou uma surpresa para os fãs. O livro é como um bloco preto, sem textos na capa, contracapa e lombada, e as bordas do miolo também são pintadas de preto. Uma alusão direta ao objeto mais icônico da obra: o monolito alienígena. Este "livro-monolito" vem dentro de um box (ver figura ao lado).

O MIS (Museu da Imagem e do Som), em São Paulo, receberÁ entre os dias 11 de outubro e 12 de janeiro a exposição Stanley Kubrick, inédita no Brasil. Originalmente montada na Europa pelo Instituto Deutsches Filmmuseum, a mostra traz figurinos, objetos de cena, documentos e fotos originais de clÁssicos como "2001: Uma Odisseia no Espaço", "Laranja Mecânica", "O Iluminado" e outros. Os principais filmes da carreira do cineasta também serão exibidos em uma mostra paralela à exposição.

- Continua após a publicidade -

Sinopse de "2001: uma Odisseia no Espaço"

No alvorecer da humanidade, a fome e os predadores jÁ ameaçavam de extinção a incipiente espécie humana. Até que a chegada de um objeto impossível, além da compreensão das mentes limitadas do homem pré-histórico, prenunciasse o caminho da evolução. Milhões de anos depois, a descoberta de um enigmÁtico monolito soterrado na Lua deixa os cientistas perplexos. Para investigar esse mistério, a Terra envia para o espaço uma nave tripulada por uma equipe altamente treinada, assistida por um computador autoconsciente. Do passado distante ao ano de 2001, da África a Júpiter, dos homens-macacos à inteligência artificial HAL 9000, penetre a visão de um futuro que poderia ter sido, uma sofisticada alegoria sobre a história do mundo idealizada pela mente brilhante de Arthur C. Clarke e imortalizada nas telas de cinema p or Stanley Kubrick.

---
Título: 2001: Uma Odisseia no Espaço
Autor:  Arthur C. Clarke
Tradução: FÁbio Fernandes
Nº de pÁginas: 336
Preço de capa: R$ 54,00
Editora: Aleph

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.