Novo algoritmo de busca do Google alterará tráfego na internet

O Google completou 15 anos de existência com mudança em seu algoritmo de busca. Batizado de Hummingbird (beija-flor, em português), ele influenciarÁ a ordem em que os mais de 3 milhões de sites do país são exibidos em pesquisas pela internet, e por consequência, afetarÁ as estratégias de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização no Motor de Pesquisa) das empresas.

Os novos critérios reduzirão a importância das palavras-chave para aproximar a pesquisa do Google da formulação de perguntas, como: "Qual o horÁrio de visitação da Torre Eiffel?". Tais mudanças jÁ vêm ocorrendo desde 2011, mas atingiram seu Ápice com o novo algoritmo. Como sinal dos novos tempos, ferramentas de anÁlise de trÁfego, como o Google Analytics, não informam mais quais as palavras-chave procuradas por usuÁrios na busca orgânica do Google. Sem acesso a esses dados, os administradores de websites terão que direcionar seus esforços para a relevância editorial, com a publicação de informações importantes e atualizadas, se quiserem continuar a aparecer entre os primeiros resultados do buscador.

Agregar conteúdo relevante sempre foi um fator crítico em estratégias de otimização de sites. "Agora que essa importância cresce, a vantagem competitiva estÁ em saber usar métricas mais amplas do que a palavra-chave para se manter no topo dos resultados do Google e, assim, aumentar o trÁfego e taxa de conversão em vendas" explica Diego Ivo, da consultoria de SEO Conversion. Mais do que se basear em termos específicos para produzir conteúdo, uma loja on-line de materiais de construção deverÁ, por exemplo, trazer dicas de decoração, comparação de preços entre itens similares e dar espaço para seus clientes postarem fotos de suas casas.

Segundo a Conversion o impacto desta nova configuração é grande, levando em conta que 65% de todo o trÁfego mundial é gerado a partir das 100 bilhões de pesquisas mensais do Google. "A disputa pela primeira pÁgina de mecanismos de busca justifica-se pelo seu potencial de aumentar receitas e reduzir o custo de aquisição de clientes" conclui Ivo.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.