Gamers acusam inteligência artifical em GTA V de ser racista

Pela primeira vez, a Rockstar decidiu fazer um GTA com mais de um protagonista. No quinto game da franquia, são três personagens diferentes que compõem a história principal e isso tem causado um tipo de especulação inesperada para os desenvolvedores do game. Seria a inteligência artificial de GTA V racista?

Alguns gamers têm respondido que "sim" nas redes sociais, ao relatar diferentes situações em que elas seriam agredidas ou perseguidas pela polícia sem cometer crime nenhum, enquanto jogavam com Franklin. Seguem abaixo alguns depoimentos.

- Continua após a publicidade -

A Rockstar chegou a se pronunciar sobre o assunto e declarou que uma inteligência artificial racista seria impossível, uma vez que os NPCs não são programados para agir de forma diferenciada com os protagonistas do game. Os "figurantes" do jogo não chegam a detectar qual personagem o jogador estÁ usando em cada momento.

Uma explicação dada pelo Buzz Feed para os crescentes boatos desse "racismo" encontrado pelos gamers no jogo é de que, possivelmente, isso aconteça pela Área do mapa onde Franklin estÁ no início de GTA. O personagem vem do "gueto" de Los Santos, onde muitos NPCs andam armados, pertencem a gangues e agem de maneira violenta, o que poderia gerar na inteligência artificial do game algo que se assemelharia a um "clima de tensão".

De qualquer forma, é sempre bom ver os gamers se levantarem contra esse tipo de comportamento. E vocês, experienciaram alguma situação que poderia ser considerada "racismo" no jogo?

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.