AMD apresenta a Mantle, API para PCs focada nos chips GCN

Para quem pensa que a chegada do SteamOS pode criar uma disputa entre as APIs DirectX e OpenGL, a AMD acaba de por um novo cavalo nesta corrida. A empresa apresentou a Mantle, uma nova interface de programação de aplicativos que promete "falar a língua nativa" de sua nova geração de chips, a GCN.



 

Um ponto forte da Mantle é sua capacidade multiplataforma, algo que a AMD definitivamente pode usar em seu favor, jÁ que é a fornecedora dos chips de todos os consoles desta geração (Wii U, PS4 e Xbox One). A empresa promete elevar a facilidade para as desenvolvedoras de criar games para múltiplas plataformas, entre videogames e computadores. O "port" de games baseados em DirectX também serÁ simplificado, graças a uma compatibilidade com o DirectX HLSL.

Outro destaque é o "acesso direto ao hardware": a AMD promete um acesso sem precedentes aos recursos de hardware com a Graphic Core Next com direito a otimizações em baixo nível (algo que é melhor do soa). A tecnologia não serÁ proprietÁria, o que abre espaço para que até mesmo concorrentes (leia-se: Nvidia) possam implementar suporte.

A AMD jÁ tem um nome de peso desenvolvendo nesta nova API: a DICE jÁ estÁ trabalhando com o Mantle em sua engine Frostbite, o que promete uma série de novidades para o próximo Battlefield.

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O Mantle estÁ em desenvolvimento, e por hora sabemos que a API estarÁ em uso no game Battlefield 4 para Windows a partir de dezembro, através de update gratuito, sendo ativa quando o hardware apresentar suporte ao recurso. Caso contrÁrio, o game continua a utilizar o DirectX 11.

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  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

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