Steve Ballmer diz que o Google é um monopólio que precisa ser controlado

Steve Ballmer irÁ se aposentar do cargo de CEO da Microsoft dentro de alguns meses. E, pelo visto, ele resolveu aproveitar o tempo que lhe resta para plantar polêmicas. O executivo afirmou, durante uma reunião com analistas, que o Google é um monopólio que deve ser combatido pelas autoridades.

"Eles têm esse incrível, fantÁstico, ouso dizer monopólio, com o qual nós somos as únicas pessoas no planeta tentando competir", afirmou Ballmer. Questionado por um dos analistas presentes sobre como a Microsoft poderia combater a dominância do Google em buscas e anúncios, Ballmer respondeu que a companhia é a única no mundo que estÁ tentando, com o Bing.

 

Atualmente, o Bing responde por 17,9% das buscas no mercado americano, ainda bem longe do Google que abocanha quase 67%. E isso é algo que a Microsoft precisa correr atrÁs. Ele explicou que, mesmo se o Bing tiver a mesma qualidade de algoritmos, com um menor volume de buscas hÁ menos receita com publicidade. E é assim que o Google ganha muito dinheiro e consegue financiar sua distribuição em dispositivos móveis, por exemplo. "Então precisamos gerar volume para melhorarmos", ressaltou.

Segundo o The Verge, antes de prosseguir falando sobre como melhorar a situação do Bing, Ballmer fez mais críticas ao Google. "Acredito que as prÁticas do Google merecem ser discutidas por autoridades que regulamentam a competição, e nós certamente as discutimos", afirmou.

Essa postura da Microsoft é, no mínimo, curiosa, lembrando que a própria empresa foi acusada de monopólio durante muitos anos. Um dos casos conhecidos é o da obrigatoriedade de instalar o Internet Explorer para usuÁrios de Windows. A gigante, inclusive, jÁ foi processada diversas vezes.
Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de setembro de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.