Criador do negócio de games da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, morre aos 85 anos

O homem que mudou a história da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, faleceu hoje em um hospital da região central do Japão, aos 85 anos, em decorrência de complicações causadas por uma pneumonia. Sem ele, provavelmente jamais teríamos consoles clÁssicos como o Nintendo 8 bits, o Super Nintendo e o GameBoy, jÁ que, antes Yamauchi, a japonesa era uma fabricante de jogos de cartas.

O executivo permaneceu na presidência a Nintendo entre 1949 e 2002, quando passou a atuar como conselheiro. E 2005, ele deixou a companhia.

Foi durante sua gestão que a Nintendo alcançou o maior sucesso da sua história, com o lançamento não só dos consoles anteriores ao Wii, como na criação de personagens icônicos até hoje, como Donkey Kong.


Foi ao conquistar grandes talentos e utilizar seu trabalho, como é o caso de Shigeru Miyamoto, que Yamauchi mudou completamente a Nintendo, transformando-a, primeiramente, em uma companhia que desenvolvia jogos de arcade. Foi assim que surgiu o primeiro jogo estrelado por Donkey Kong e Super Mario – que ainda não tinha nome.

Yamauchi estava entre os homens mais ricos do Japão. Sua fortuna, em abril deste ano, estava avaliada em US$2,1 bilhões, de acordo com a Forbes.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.