Mais de 7 milhões de brasileiros "roubam" Wi-Fi do vizinho

Você jÁ usou o sinal de Internet do vizinho, ou soube de alguém que fez isso com você? Essa prÁtica é bastante comum no Brasil. Cerca de 7,1 milhões de usuÁrios no país acessam a rede a partir de redes Wi-Fi dos vizinhos, segundo um estudo divulgado hoje pelo Data Popular.

Essas pessoas, segundo a pesquisa, não assinam nenhuma operadora de Internet e acabam usando o sinal liberado pelo vizinho. 

Apesar de ser um número grande, não é tão expressivo frente ao número total de usuÁrios de Internet no Brasil, que chegou a 102 milhões no primeiro trimestre do ano, segundo o Ibope. Para calcular a estimativa, o pessoal da Data Popular entrevistou 2 mil pessoas em 100 cidades do país em junho deste ano.

A maioria das pessoas que "roubam" Wi-Fi do vizinho são de classe média. Isso porque uma prÁtica costumeira é a de uma única pessoa assinar um pacote de alta velocidade e compartilhÁ-lo com os demais. "Identificamos em nossas pesquisas qualitativas vínculos sociais mais estreitos na classe média. Nesse caso em específico, uma pessoa faz a assinatura de internet banda larga, rateando a conta entre dois ou três vizinhos", justifica Renato Meirelles, presidente do Data Popular. Além disso, segundo o executivo, usuÁrios das classes mais baixas não têm dinheiro para usar serviços mais rÁpidos, portanto, não compensa compartilhar o sinal.

Conforme o UOL Tecnologia, uma decisão unânime do TRF na última sexta-feira (13/09) negou um recurso do MPF (Ministério Público Federal) que considerava crime a partilha de sinal. Ainda cabe recurso.
Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.