Cibercriminosos lançam mensagem de phishing sobre o iPhone 5S

Enquanto milhões de usuÁrios móveis estavam esperando o lançamento dos iPhone 5S e 5C, os cibercriminosos jÁ estavam se movimentando para distribuir o spam que promete dar os novos smartphones da Apple sob o disfarce de um concurso.

A Trend Micro encontrou exemplos de mensagens de spam que tentaram falsificar notificações de email da Apple Store. As mensagens informam que eles ganharam os novos iPhone e iPad 5S.


Imagem 1 – Email falso da Apple

Para conseguir esses prêmios, o usuÁrio deve ir a um site especifico e expor seu endereço de email e senha. Isso, obviamente, resultarÁ nas suas informações caindo nas mãos de cibercriminosos.

- Continua após a publicidade -


Imagem 2 – PÁgina de phishing

O conteúdo da mensagem e o endereço de email do remetente são claramente falsos. No entanto, essa combinação de momento perfeito com o gancho da engenharia social popular, pode fazer com que os usuÁrios caiam na armadilha.

Assim, a coisa mais importante a fazer é usar o bom senso e utilizar a mÁxima: "se é muito bom para ser verdade, provavelmente não é".


Imagem 3 – Países mais afetados

Curiosamente, os países mais afetados pelo golpe foram do sul asiÁtico, especificamente a MalÁsia e Cingapura.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.