Descoberto Trojan bancário Hesperbot que infecta smartphones com Android

O laboratório de pesquisa da ESET descobriu um novo e eficaz trojan bancÁrio, que tem como alvo os usuÁrios de serviços bancÁrios online na Europa e Ásia, podendo se espalhar para outros países. Utilizando formatos que enganam o consumidor, o trojan espalha campanhas relacionadas a organizações confiÁveis e atrai vítimas para executarem o malware. Diversos usuÁrios jÁ tiveram seu dinheiro roubado dessa forma e por essa ameaça recém revelada.

Centenas de infecções foram detectadas em países como Turquia, República Checa, Reino Unido e Portugal. Este malware bancÁrio muito potente e sofisticado - apelidado Hesperbot - estÁ se espalhando através de e-mails do tipo phishing, e também tenta infectar dispositivos móveis com Android, Symbian e Blackberry.

Detectado em 8 de agosto como Win32/Spy.Hesperbot, essa ameaça possui capacidade de keylogger, podendo capturar imagens e vídeos das telas de inicio do dispositivo, e configurar um proxy remoto, e inclui ainda alguns truques diferenciados, como criação de uma conexão remota escondida para infectar o sistema.

Os atacantes visam obter credenciais de login para ter acesso à conta bancÁria da vítima e levÁ-los a instalar um componente móvel do malware em seu sistema operacional móvel Symbian, Blackberry ou Android.

Os autores registraram o domínio www.ceskaposta.net, que é muito parecido com o site do Serviço Postal Tcheco. De qualquer forma, o país mais afetado é a Turquia, onde esta ameaça jÁ vem sendo detectada antes de agosto de 2013. Variantes desse malware também foram encontradas em Portugal e Reino Unido.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.