Samsung vai atualizar Exynos 5 para usar seus 8 núcleos ao mesmo tempo

A Samsung anunciou que vai trazer uma solução chamada Heterogeneous Multi-Processing (HMP) para o chip Exynos 5. Ela vai permitir que o System-on-a-chip use todos seus 8 núcleos ao mesmo tempo. O anúncio vem depois da empresa coreana receber críticas de concorrentes, que diziam que o Exynos 5 não podia ser considerado um octa-core de verdade. Isso porque o chip da Samsung possui 4 núcleos de baixo consumo (Cortex-A7) e 4 de alto desempenho (Cortex-A15). Dependendo da tarefa, apenas um dos grupos é ativado, o que faz com que os 8 núcleos nunca funcionem juntos.

 

Com o HMP, agora os 8 núcleos podem ser usados em qualquer combinação, inclusive podendo todos serem usados ao mesmo tempo. A ideia é que os aplicativos mais pesados sejam alocados para o Cortex-A15, enquanto aplicativos mais leves, ou que estejam rodando em segundo plano. Isso farÁ com que o consumo de energia diminua, enquanto a velocidade de resposta do sistema vai ficar mais rÁpida.

- Continua após a publicidade -

O que não ficou claro no anúncio oficial da empresa é se os aparelhos que jÁ possuem o Exynos 5 poderão usar o Heterogeneous Multi-Processing ou se estarÁ disponível apenas em novos dispositivos, como o Galaxy Note III e o novo Galaxy Note 10.1 (de 2014). A única coisa que a Samsung diz é que o HMP estarÁ disponível até o final de 2013 para os consumidores. Enquanto isso, fiquem com o comercial da nova solução:

Assuntos
Tags
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.