Novo trojan para Android se disfarça de Google Service

Um novo malware para Android surgiu com um diferencial que o torna especialmente perigoso: a discrição. O código malicioso não aparece como um aplicativo estranho na sua lista, por exemplo. Na verdade, ele se disfarça de um Google Service, ou seja, um processo aparentemente legítimo do telefone, visto apenas através do gerenciador de aplicativos.

Identificado como SMSAgent, o malware, é um cavalo-de-troia capaz de coletar informações confidenciais do usuÁrio, como número de telefone, torpedos SMS e mensagens em Áudio enviadas por e-mail.


Malware se disfarça como Google Service


A ameaça foi descoberta pelo analista da F-Secure Swee Lai. Segundo a empresa, após a infecção, o malware usa servidores SMTP, utilizados para enviar emails, para mandar as informações roubadas aos cibercriminosos. Os especialistas da companhia suspeitam de que o trojan tenha sido criado na China.

O código malicioso foi encontrado especialmente em lojas de app para Android ou em sites maliciosos. Ameaças como essa ressaltam a importância de sempre baixar apps de fontes confiÁveis e, mesmo assim, checar de vez em quando todos os processos que estão rodando no aparelho. Serviços suspeitos rodando no telefone podem indicar uma infecção perigosa.

 

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.