Índice do Artigo

Notícias

Obama vai esclarecer espionagem no Brasil na semana que vem, afirma Dilma

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, se comprometeu a prestar esclarecimentos sobre as denúncias de espionagem até a próxima quarta-feira (11/09), segundo a presidente Dilma Rousseff. “O presidente Obama declarou para mim que assumia a responsabilidade direta e pessoal pelo integral esclarecimento dos fatos e que proporia para exame do Brasil medidas para sanar o problema”, afirmou a presidente após um encontro com Obama em São Petersburgo, na Rússia.

O Brasil, segundo denúncias publicadas pela imprensa em julho, estaria entre os países mais monitorados pela NSA, agência de segurança americana. No último domingo (01/09), uma reportagem do FantÁstico mostrou que a própria Dilma e seus assessores também foram alvo de espionagem do órgão, de acordo com documentos revelados pelo ex-técnico da CIA, Edward Snowden.

Segundo o G1, Dilma cobrou explicações detalhadas de Obama e, para isso, firmaram como data-limite para os esclarecimentos a próxima quarta-feira. “O que eu pedi é o seguinte: eu acho muito complicado ficar sabendo dessas coisas pelo jornal. Num dia eu sei uma coisa, passam dois dias eu sei outra coisa, e a gente vai sabendo aos poucos”, diz a presidente brasileira. “Eu quero saber o que hÁ. Além do que foi publicado pela imprensa, eu quero saber tudo que hÁ em relação ao Brasil. Tudo”, ressaltou.
Dilma também informou que vai à Organização das Nações Unidas (ONU) “propor uma nova governança contra invasão de privacidade” na Internet. Ela considera que o monitoramento às comunicações no Brasil não pode ser justificado com o argumento da uma estratégia de combate ao terrorismo e que, por isso, a espionagem “tinha a ver com fatores geopolíticos, tinha a ver com fatores estratégicos ou com fatores comerciais e econômicos”, o que, nas palavras da presidente, é algo “inadmissível”.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções