Próxima geração de GPUs da AMD poderá ser batizada de R-200

Em meados de julho, divulgamos a notícia de que a AMD iria alterar o sistema de nomenclatura de suas VGAs. A informação foi motivo de intensos debates na época, em virtude da controvérsia sobre a possibilidade de como seriam "batizadas" as futuras Radeons.

Passados quase dois meses desde a postagem da notícia, três fontes ligadas à AMD confirmaram para o Videocardz como serão chamadas as placas da geração Volcano Islands.

De acordo com tais fontes, a AMD realizou uma pesquisa hÁ alguns meses atrÁs com consumidores, com o intuito de saber a preferência sobre os novos nomes para as Radeons. A opção melhor avaliada foi R# 2xx.

Assim, o "#" seria composto por números, como forma de indicar o segmento (provavelmente, 9 para os modelos topos de linha; 8 para os de alto desempenho; 7 para intermediÁrio; 6 para intermediÁrio de baixo custo; e 5 para entrada), e o "xx" (também composto por números, para diferenciar as VGAs do mesmo segmento. Ainda não se sabe exatamente as escolhas para os "números" que "batizarão" as futuras Radeons. Contudo, a lógica por trÁs da nova nomenclatura seriam algo como mostrado abaixo:

- Continua após a publicidade -

Isto seria particularmente interessante para a AMD, visto que permitiria a criação de mais opções de placas.

Para a linha "móvel" (notebooks/laptops), as GPUs utilizariam o prefixo "M" à frente da numeração da placa (como por exemplo, R5 M270), ficando a linha de APUs com a letra "D", ou ainda "I" (algo como R5 D270 ou R5 I270).

As especulações sugerem que a nova geração de GPUs Volcano Islands chegarÁ em outubro.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.