Número de usuários do Tor mais que dobra após as denúncias de espionagem dos EUA

Após as denúncias de espionagem do governo americano, o uso do Tor mais que dobrou e passou a ser acessado por 1,5 milhão de pessoas em agosto. As informações foram divulgadas pelo próprio sistema de comunicação anônima e mostram que, antes do escândalo, o serviço era acessado por cerca de 600 mil usuÁrios.


GrÁfico disponível na pÁgina de estatísticas do Tor mostra aumento no mês de agosto

O Brasil, que estÁ entre os mais espionados pelos EUA, de acordo com os documentos divulgados pelo ex-consultor técnico da CIA, Edward Snowden, é o sexto país que mais utiliza o serviço diariamente com cerca de 23 mil usuÁrios. Quem lidera a lista são os Estados Unidos, seguidos pela Alemanha e ItÁlia.

A rede Tor é conhecida pelo seu objetivo de permitir uma navegação completamente anônima. Sua estrutura em diferentes camadas faz com que os próprios usuÁrios "re-roteiem" os pedidos de acesso vÁrias vezes, ofuscando o posicionamento de cada um. A Agência de Jornalismo Investigativo Pública elaborou um especial sobre o serviço.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.