Intel Atom Z3000 (Bay Trail SoC) tem supostos testes de desempenho revelados

O pessoal do Guru3D publicou o que podem ser os primeiros testes de desempenho da nova geração de chips SoC (voltados para os dispositivos ultraportÁteis, tais como tablets e smartphones) da Intel.

Conhecidos pelo codinome Bay Trail, os chips são baseados na arquitetura Silvermont com litografia Tri-gate de 22nm, e chegam ao mercado no dia 11 de setembro durante a IDF 2013, sob a série Atom Z3000.


A linha serÁ composta por 6 modelos (detalhes abaixo), com expectativa de que haja uma significativa evolução em termos de performance sobre a atual geração, deixando, inclusive, muitos concorrentes da ARM.

- Continua após a publicidade -

Além de clocks elevados (chegando a 2.4Ghz), o grande destaque do Atom série Z3000 estÁ na arquitetura Silvermont dos núcleos de processamento, em virtude sobretudo de uma engine de execução "out of order" mais robusta e eficiente; novas instruções de IA (no mesmo patamar dos núcleos da geração Westmere); e novas tecnologias de visualização e segurança. Além disso, os chips SoC Bail Trail contam um sistema de gerenciamento de energia altamente eficiente, com ampla gama de operação dinâmica, e avançado gerenciamento de energia ativo e inativo.

Na parte grÁfica, a linha Atom Z3000 possui GPU Intel HD Graphics com tecnologia Clear Video HD com 4 Unidades de Execução (UE) do tipo SIMD32, cada uma sendo capaz de lidar com 8 threads. O núcleo suporta frequências de operação dinâmicas (mÁximo de 667Mhz), se ajustando de acordo com a carga de trabalho; sendo compatível com o DX11 e Open GL ES 3.0, ofercendo aceleração de hardware para os padrões H.264, VC1, MPEG2, MVC, VP8, MPEF-4/H.263 e MJPEG com sÁidas HDCP 1.4 e HDCP 2.1.

- Continua após a publicidade -

Os números apresentados nos supostos materiais promocionais da Intel são bastante animadores para o mercado. O Atom Z3770 – modelo topo de linha – mostrou ser um forte concorrente a ser batido pelos rivais.

A geração Bay Trail oferece ainda suporte a Bluetooth, WiFi, GPS, 3G/LTE, PMIC, Sensor Hub, NFC, Audio Codec, Panel, HDMI, Câmera Frontal e Traseira, Controle de Toque, Flash NDR, eMMC, Cartão e USB 3.0/2.0.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.