ROG RAMDisk, da ASUS, agiliza a inicialização de aplicativos

O ROG RAMDisk é um software exclusivo de produtos selecionados da linha ROG que permite utilizar toda a capacidade da memória RAM disponível e melhorar o desempenho do sistema e a durabilidade dos drives SSD.

Pense nos PCs modernos. Eles possuem, normalmente, capacidade de memória entre 4 e 64GB. No entanto, o Windows 7 e Windows 8 fazem um uso melhor da memória e a maior parte dela fica vazia boa parte do tempo. Agora, imagine qualquer aplicativo. Em muitos casos, ele terÁ sua performance limitada devido à necessidade de acessar os dados de cache armazenados no SSD ou HD. O que o RAMDisk faz é transferir esses dados dos drives para a memória RAM disponível e faz com que eles carreguem mais rÁpido no momento em que forem abertos. Como um cache temporÁrio.

O ROG RAMDisk, presente em placas-mãe Maximus VI e SSDs RAIDR PCI-Express, pode usar até 80% da memória livre do sistema e mantém alguns dados mesmo após a finalização do que estava sendo armazenado. No quadro abaixo, você pode verificar como comandos de leitura ou escrita geralmente envolvem uma demora indesejada, jÁ que precisam passar por múltiplos barramentos de dados. É uma situação crítica principalmente em um ambiente multi-tarefa.

- Continua após a publicidade -

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.