Jogos violentos tornam jovens agressivos mais calmos, revela estudo

Mais um capítulo na interminÁvel (e conturbada) "novela" em que se tenta associar o aumento da violência na sociedade moderna e os jogos eletrônicos foi ao "ar" esta semana. 

Um novo estudo não encontrou evidência de que os games violentos para PC e consoles aumentem o comportamento anti-social em jovens com problemas psicológicos pré-existentes.

Christopher Ferguson, da Universidade de Stetson e o pesquisador independente norte americano Cheryl Olson publicaram um estudo no "Journal of Youth and Adolescence" (Jornal da Juventude e Adolescência, em tradução livre) em que concluem que os jogos eletrônicos com teor violento, como "Grand Theft Auto", "Halo" e "Mortal Kombat" não agem como "gatilhos" para a violência. 

Pensava-se até então que os adolescentes com sintomas de depressão ou transtorno de déficit de atenção poderiam se tornar valentões ou delinqüentes. Contudo, o estudo descobriu que jogar games violentos agem levemente como "calmantes" sobre os jovens com sintomas de déficit de atenção, além de reduzir o comportamento agressivo e o bullying.

Os pesquisadores estudaram 377 crianças norte americanas com idade média de 13 anos de vÁrios grupos étnicos, clinicamente constatados com elevado grau de déficit de atenção ou sintomas depressivos.

- Continua após a publicidade -

As crianças faziam parte de um grande projeto financiado pelo governo federal norte americano, com o intuito de analisar o efeito da violência dos jogos eletrônicos em jovens.

O debate se os games geram ou não violência entre os jovens é bem antiga e controversa (sendo, inclusive abordado em uma coluna na Adrenaline), conforme pode ser conferido aqui. O mais recente caso aconteceu no início do mês aqui no Brasil, no chamado "caso Pesseghini", onde um jovem com problemas psíquicos que teria matado a família, teria sido "influenciado" por um jogo eletrônico.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual vai ser o melhor lançamento de game em julho de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.