Índice do Artigo

Notícias

Lei do Bem fará smartphones terem até 50 aplicativos brasileiros

O Ministério das Comunicações divulgou hoje, através do DiÁrio Oficial da União, os critérios e exigências para a desoneração de smartphones no Brasil. A Lei 11.196, popularmente conhecida como Lei do Bem, darÁ isenção fiscal para os smartphones montados aqui e com aplicativos desenvolvidos no Brasil. A partir do dia 10 de outubro, as empresas que quiserem se beneficiar da lei terão que disponibilizar ao menos 5 aplicativos criados em solo nacional. Em dezembro de 2014, o número mínimo exigido passa para 50.

Entretanto, a lei não obriga os aparelhos a virem com os aplicativos pré-instalados, eles podem ser disponibilizados no momento que o usuÁrio configura o aparelho pela primeira vez ou através de algum outro aplicativo que funcione como uma “loja alternativa”. 

Os softwares devem ser obrigatoriamente criados no Brasil – seja por pessoa física ou pessoa jurídica – e o Ministério das Comunicações tem o poder de indicar periodicamente os aplicativos que as empresas devem incluir na lista. Além disso, a cota mínima jÁ tem uma programação de aumento definida pela portaria de hoje:

  • 10 de outubro de 2013 – 5 aplicativos no mínimo
  • 1º de janeiro de 2014 – 15 aplicativos no mínimo
  • 1º julho de 2014 – 30 aplicativos no mínimo
  • 1º de dezembro de 2014 – 50 aplicativos no mínimo

Os softwares desenvolvidos devem ser em português e englobar assuntos como: educação, saúde, esportes, turismo, produtividade e até mesmo jogos. Os aplicativos obrigatórios indicados pelo governo serão de origem governamental ou escolhidos por meio de concurso, desde que tenham utilidade pública. 

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções