Índice do Artigo

Notícias

[Rumor] NVIDIA lançará novas GeForces GTX 700 em 2013; GTX 800 chega no início de 2014

O Videocardz divulgou hoje a notícia onde afirma que a NVIDIA lançarÁ, em breve, novas GeForces da série GTX 700.

As especulações sugerem que, para a linha de baixo custo (GT 740 e GT 730?), a companhia utilizaria o inédito GK208. JÁ para as GeForces intermediÁrias (GTX 750 Ti e GTX 750?), a solução seria a utilização da “velha” dupla GK106/GK104.

Por fim, para o segmento top, a NVIDIA estaria preparando a GTX 790, com duas hipóteses de configuração para a GPU GK110: uma onde o chip tem todos os recursos ativados, ou seja, 2880 CUDA Cores e 240 TMUs; e uma segunda onde se utilizaria não um, mas dois GK110 com alguns recursos desativados, aos moldes da encontrada na GTX 780.  

Se for levado em consideração o fator custo de produção/preço final para o consumidor, a opção de um GK110 100% operacional parece muito mais plausível do que a utilização de dois onerosos chips. Em compensação, quando analisado desempenho, um SLI de GK110 possibilitarÁ um expressivo ganho sobre a GeForce GTX 780.

Ainda de acordo com o Videocardz, a NVIDIA jÁ estÁ em um estÁgio avançado de desenvolvimento da futura geração da GPU, codinome Maxwell. Uma suposta fabricante de placas teria confidenciado ao portal que as primeiras GeForces GTX 800 chegarão jÁ no primeiro trimestre de 2014. Mais precisamente entre fevereiro e março.

O curioso é que a TSMC informou que a produção em massa dos chips com litografia em 20nm só estarÁ pronta a partir de junho. Desta forma, caso o rumor de que a Maxwell chegue mesmo em fevereiro ou março, é provÁvel que se trate do famoso “paper launch”, ou seja, lançamento apenas no papel, para “inglês ver”. Outra possibilidade, menos provÁvel, é que as futuras GeForces GTX 800 (ou pelo menos parte delas) continuem a utilizar o atual processo de fabricação em 28nm.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções