Revisão 3.2 da tecnologia SATA tornará possível SSDs mais rápidos

O SATA-IO, organização responsÁvel pelo desenvolvimento das tecnologias no padrão SATA, publicou os novos recursos que estarão disponíveis no padrão 3.2 da conexão. Os principais recursos novos focam em dispositivos de armazenamento mais rÁpidos e novos padrões de conectores, pensando em aparelhos mais portÁteis, como tablets.

O SATA 3.2 serÁ capaz de "coexistir" com dispositivos PCIe, o que possibilita um aumento de velocidade de transferência para 2.0GB/s, quantidade disponível nos dois canais da tecnologia PCIe 3.0, bastante acima dos 0.6GB/s disponível no atual padrão SATA. Segundo o SATA-IO, esta mudança torna possível a criação de SSDs e SSHDs mais Ágeis e com custo mais baixo.

Outra novidade é a introdução do formato M.2 de construção, o que torna possível a criação de dispositivos como tablets e notebooks. Este padrão é conhecido também como NGFF, e suporta vÁrias tecnologias como WiFi, USB, PCIe e SATA. Um recurso que serÁ bem-vindo aos fabricantes de aparelho portÁteis é o DevSleep, o mais econômico perfil de gerenciamento de energia disponível, segundo a SATA-IO.

- Continua após a publicidade -

Quem quiser conhecer mais a fundo a próxima tecnologia SATA, pode conferir este link com a relação completa de "features".

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.