ASUS não fará mais tablets com Windows RT

O Windows RT segue em sua jornada, prestes a se juntar ao Zune e outros fails tecnológicos. A ASUS divulgou que não farÁ mais tablets equipados com esta versão do sistema da Microsoft, e a causa são as baixas vendas destes aparelhos. "Não é apenas nossa opinião, o sentimento da indústria é que o Windows RT não tem sido bem sucedido", afirmou Jerry Shen, executivo-chefe da ASUS.

O Windows RT é uma versão desenvolvida para ser compatível com os processadores ARM, mais eficientes do ponto de vista térmico e energético, para criação de tablets com Windows 8 mais finos e com maior autonomia. O maior problema da versão RT é que, diferente do Windows 8 Pro, ela não é compatível com os sistemas anteriores da Microsoft, e com a perda do "legado" de aplicativos da empresa, o RT ficou limitado aos novos apps da interface Modern, algo ainda longe de conseguir concorrer com tablets como o iPad.

Outro fator que vem contribuindo para a "derrocada" do RT é a evolução dos chips x86, diminuindo a desvantagens destas CPUs em relação aos ARMs em fatores como consumo de energia, especialmente em produtos mais recentes como os processadores Haswell, da quarta geração Core da Intel. Com suporte tanto aos (poucos) apps Modern, quanto aos tradicionais aplicativos do Windows, os tablets Windows 8 Pro tem sido considerados mais atraentes para os consumidores, e serão os aparelhos onde a ASUS irÁ por "todo seu tempo e energia".

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.