[Rumor] Phenom IV X12 170 (Baeca) com 12 núcleos, 6GHz e 25nm a caminho?

Sabe aquele ditado popular que diz: "quando a esmola e demais, o santo desconfia?" Pois bem, este parece ser o caso desta notícia.

Um usuÁrio do fórum do Chiphell divulgou uma suposta imagem do CPU-Z contendo informações desconcertantes sobre um processador da AMD, até então completamente desconhecido pela comunidade, e que estÁ gerando muitas discussões pela web em virtude do seu teor.

De acordo com o tal usuÁrio, a Advanced Micro Devices estaria trabalhando no Phenom IV X12 170. Tal CPU tem especificações bem inusitadas e surpreendentes, como é o caso da litografia, freqüência de operação, quantidade de núcleos e dissipação térmica mÁxima.

- Continua após a publicidade -

Supostamente pertencente à geração Baeca, o processador teria litografia em 25nm, 12 núcleos trabalhando em 6Ghz e 24MB de cache L3. Tudo isso com um TDP de apenas 75W! A previsão seria para segundo semestre de 2014.



São números avassaladores, embora muito difíceis de "engolir". A começar pelo processo de fabricação. A AMD em momento algum mencionou tal litografia em seu mapa de lançamentos, limitando-se aos 28nm, 20nm e 14nm. Sem falar pelo conjunto: número de núcleos, clock, quantidade de cache e TDP. Trata-se de uma combinação demasiadamente robusta para um dissipação de apenas 75W, sem mencionar uma grande evolução em relação aos atuais processadores da linha FX.

- Continua após a publicidade -

Ainda segundo a suposta imagem do CPU-Z, o tal Phenom IV X12 170 utiliza socket AM4 (1356 pinos), contando ainda vÁrias novas instruções, como é o caso do 3DNow(+), AMD-V e AMD-IV.

O que se sabe até o momento é que a companhia vem trabalhando nas APUs Kaveri, com núcleos Steamroller em 28nm para 2014.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.