Chip SoC X8 (Droid Ultra/Maxx/Mini) da Motorola não se limita aos núcleos ARM

A Motorola divulgou alguns detalhes sobre o X8, chip SoC presente nos novos smartphones da linha Droid: Ultra, Maxx e Mini.

Em entrevista ao PC Mag, Iqbal Arshad , vice presidente sênior de engenharia da companhia, revelou que o X8 não se resume apenas a um chip com núcleos da ARM (dual core Snapdragon de 1.7Ghz de 28nm).

Segundo informou o executivo, a Motorola adicionou dois novos processadores de sinais digitais: um para linguagem natural (tratar do cancelamento de ruído, reconhecimento de voz e tarefas relacionadas com Áudio); e outro para computação contextual (lidar com a interação da tela, sensor e toque). 

- Continua após a publicidade -

A idéia por trÁs da adição destes co-processadores  é o de reduzir o consumo de energia, além de aumentar a eficiência. Apesar de poderoso, o Snapdragon (assim como qualquer CPU de aplicação geral) não é a solução mais eficiente no processamento de determinadas cargas de trabalho. Um exemplo clÁssico, é o de reconhecimento de voz, que necessita do cÁlculo matemÁtico da transformação de Fourier, extremamente complexo. Resolvê-lo por meio de um processador "genérico" é extremamente penoso para o sistema, levando muito tempo, e portanto, consumindo mais energia se comparado com uma CPU projetada especificamente para lidar com tais tipos de cÁlculos.


A Motorola afirma que o uso dos processadores de sinais digitais para linguagem natural e para computação contextual deram ao X8, uma vantagem de 50% em termos de autonomia na bateria sobre os seus rivais.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.