Chip SoC X8 (Droid Ultra/Maxx/Mini) da Motorola não se limita aos núcleos ARM

A Motorola divulgou alguns detalhes sobre o X8, chip SoC presente nos novos smartphones da linha Droid: Ultra, Maxx e Mini.

Em entrevista ao PC Mag, Iqbal Arshad , vice presidente sênior de engenharia da companhia, revelou que o X8 não se resume apenas a um chip com núcleos da ARM (dual core Snapdragon de 1.7Ghz de 28nm).

Segundo informou o executivo, a Motorola adicionou dois novos processadores de sinais digitais: um para linguagem natural (tratar do cancelamento de ruído, reconhecimento de voz e tarefas relacionadas com Áudio); e outro para computação contextual (lidar com a interação da tela, sensor e toque). 

- Continua após a publicidade -

A idéia por trÁs da adição destes co-processadores  é o de reduzir o consumo de energia, além de aumentar a eficiência. Apesar de poderoso, o Snapdragon (assim como qualquer CPU de aplicação geral) não é a solução mais eficiente no processamento de determinadas cargas de trabalho. Um exemplo clÁssico, é o de reconhecimento de voz, que necessita do cÁlculo matemÁtico da transformação de Fourier, extremamente complexo. Resolvê-lo por meio de um processador "genérico" é extremamente penoso para o sistema, levando muito tempo, e portanto, consumindo mais energia se comparado com uma CPU projetada especificamente para lidar com tais tipos de cÁlculos.


A Motorola afirma que o uso dos processadores de sinais digitais para linguagem natural e para computação contextual deram ao X8, uma vantagem de 50% em termos de autonomia na bateria sobre os seus rivais.

Arshad esclareceu que estas CPUs de sinais digitais podem ser combinadas com quaisquer tipo de soluções equipadas com núcleos ARMs, não se restringindo, portanto, ao Snapdragon da Qualcomm. Além disso, o X8 é composto por uma GPU quad core trabalhando em 400Mhz.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.