Rumor: Samsung teria turbinado Galaxy S4 para rodar no máximo só em benchmarks

UPDATE: A Samsung resolveu comentar as acusações. "Não usamos nenhuma ferramenta específica com o propósito de conquistar maiores pontuações nos benchmarks", afirmou a companhia. Segundo o The Verge, a coreana acrescenta que "em condições normais, o Galaxy S4 opera em até 533MHz na sua melhor performance" e explica que os aplicativos em tela cheia, como a câmera, o navegador, o player de vídeo e os apps de benchmarks, são os que exigem o maior desempenho do processador.

Além disso, segundo a Samsung, nem todos os games exigem o clock mÁximo frequência do da GPU. "As frequências mÁximas da GPU do Galaxy S4 variam para oferecer uma experiência de uso otimizada para nossos consumidores, e não tínhamos a intenção de aprimorar certos resultados nos benchmarks", justifica a empresa.

TEXTO ORIGINAL: Polêmica à vista: a Samsung aparentemente adaptou o Galaxy S4 para exibir uma altíssima performance nos benchmarks sem entregar o mesmo desempenho nos aplicativos usados cotidianamente, como indicam investigações do AnandTech.

Os "sintomas" apareceram nas  duas versões do aparelho, tanto a quad-core quanto a octa-core. Elas teriam sido propositadamente turbinadas para cravar as mais altas pontuações nas ferramentas de benchmark. Mas, quando o telefone é utilizado comumente no dia-a-dia, seus componentes automaticamente rodam a velocidades menores.


As dúvidas começaram a surgir especificamente em relação à GPU do smartphone. UsuÁrios do Beyond3D perceberam que o chip grÁfico do aparelho trabalhava a 533MHz durante o uso de certos aplicativos de benchmark. Durante o resto do tempo, porém, a GPU rodava a 480MHz.

Um processo semelhante ocorreu durante os testes com a CPU. Ao iniciar apps de benchmark, como o AnTuTu, o Linpack, o Benchmark Pi, o GFXBench 2.7 e o Quadrant, o Galaxy S4 automaticamente mudou a frequência do clock para tirar o mÁximo proveito nos resultados. 

A Samsung, como nota o Slashgear, não promete uma frequência específica para a placa de vídeo do aparelho, mas esses dados levantam questões sobre as expectativas geradas pelos benchmarks. Esses testes devem ser interpretados com cautela, jÁ que, apesar de darem alguma ideia sobre o desempenho dos aparelhos, nem sempre refletem o seu comportamento real.

O Slashgear entrou em contato com a Samsung que, por enquanto, afirmou apenas não ter um pronunciamento oficial sobre o assunto. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.