Android 4.3 vem com TRIM para melhorar a performance dos aparelhos

Não é segredo pra ninguém que alguns dispositivos Android começam a ficar meio lentos depois de um certo tempo e os tablets Nexus não estão imunes a isso. Na semana passada, com a chegada do novo Nexus 7, foi lançada também a versão 4.3 do sistema operacional do Google e o Anandtech descobriu que ele possui suporte à tecnologia TRIM para melhorar o desempenho dos dispositivos.


Isso significa que o Android pode agora instruir o controlador flash de armazenamento a coletar, reciclar ou bloquear dados de pÁginas inutilizados. O resultado serÁ uma navegação sem lentidão. E se engana quem pensa que essa melhoria chegou apenas para o novo Nexus 7. Os usuÁrios da versão anterior do tablet também podem usufruir de uma navegação mais rÁpida depois de atualizarem o sistema.

Essa tecnologia jÁ é adotada por SSDs. Nesse caso, o TRIM é o comando que permite ao sistema determinar quais blocos do SSD estão realmente em uso, ou estão livres. À medida que o SSD é utilizado, são acumulados conjuntos de blocos que contêm dados gravados, mas que o usuÁrio jÁ deletou. O SSD aguarda até poder deixar um grupo destes blocos disponível para, então, liberar fisicamente a memória de todos eles juntos.

A durabilidade e a performance de um SSD estão relacionadas com a quantidade de ciclos em que são escritos e apagados os dados nestes blocos, então o uso do TRIM é um fator importante para aumentar a duração do SSD, assim como melhorar sua performance.

- Continua após a publicidade -

Ainda não hÁ data confirmada para a chegada do Android 4.3 a todos os dispositivos compatíveis.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Assuntos
Tags
  • Redator: José Hüntemann

    José Hüntemann

    Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina, é fascinado por inovações tecnológicas. Gosta de internet, redes sociais, mobiles e futuro dos vestíveis. Mas o que mais lhe impressiona é a tecnologia que busca melhorar a vida das pessoas e não serve apenas como mero acessório. Nos games, é um zero à esquerda, mas está no pódio no campeonato de Just Dance da redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.